História de Almenara ,Fotos e Crescimento


Há 500 anos atrás, as férteis terras que integram o atual município de Almenara foram as primeiras da imensa região do histórico e minerário Vale do Jequitinhonha, do estado de Minas Gerais e também do Brasil, a ser pioneiramente visitada por homens civilizados.
As terras do nordeste mineiro, e em especial, as terras do atual município de Almenara, foram uma das primeiras de Minas Gerais e do Brasil a ser conhecidas por homens civilizados. Após uma carta escrita em 1550, reproduzindo impressionantes relatos de índios que habitavam o Vale do Jequitinhonha, mas se encontravam em Porto Seguro, dando conta da Serra Resplandecente ou Sol da Terra, situada junto ao rio Jequitinhonha, donde caíam grandes pedaços de ouro, que apesar de ser doença, os índios os apanhavam para fazer gamelas para servir comida aos porcos, causou um tremendo alvoroço na corte portuguesa e segmentos econômicos lusos da época.

Em função desta surpreendente carta, consecutivas Entradas foram organizadas visando encontrar a tão cobiçada Serra Resplandecente. A Entrada, chefiada por Francisco Bruza e assistida pelo capelão João Navarro, recomendado pelo padre Manoel da Nóbrega, 1553 a 1554, partiu do litoral baiano, segundo L.L. Pereira, e adentrou o nordeste mineiro chegando às imediações do histórico Morro da Pedra da Camisa. Porém, não encontrando a referida serra no percorrido trajeto, tomou Spinoza o rumo em direção ao rio Jequitinhonha, procurando-a por vasta extensão do seu curso, quando, ao examinar montanhas, teria calcado os virgens solos que passariam a compreender o atual município de Almenara.

O fato de não encontrar a dita serra, levou a região do Vale do Jequitinhonha a cair no esquecimento da Metrópole por 200 longos anos, sendo que em particular, a microrregião do baixo Jequitinhonha mineiro, principalmente no seu trecho entre Araçuaí e Salto da Divisa, ficou esquecida por cerca de 300 consecutivos anos. Até que 1804, com a finda da família real para o Brasil, certificada de que o rio Jequitinhonha era diamantífero, a coroa portuguesa decretou a instalação da Sétima Divisão Militar, só instalada em 29 de setembro de 1811, na então localidade de São Miguel, sob comando do alferes Julião Fernandes, que entre outros quartéis deu origem ao Quartel de Vigia, semente da cidade de Almenara.

O histórico Quartel de Vigia assim como os demais instalados por Fernandes, tinha a função vigiar a mineração desautorizada, prevenir o contrabando de ouro e de pedras preciosas, a abertura de estradas, pacificar, e ou, guerrear contra índios que não aceitassem a invasão dos seus territórios de caça, pesca e coleta florestal. Este quartel deu origem à Fazenda Vigia, propriedade do precursor João Cabacinhas e outros, importante apoio logístico a novos moradores. A recém-nascida localidade foi elevada à condição de Paróquia do município de Araçuaí, depois Distrito de Paz, distrito do município de Jequitinhonha, município de Vigia em 1938. E por fim, município de Almenara, em 1943.

 
Design by | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Skull Belt Buckles