Bons Negócios em 2012


Bons Negócios em 2012

Num momento de tantas incertezas financeiras, como deve pensar quem deseja abrir um novo negócio em 2012?

O mercado anda extremamente apreensivo com o endividamento dos países europeus, a fraca reabilitação econômica americana á partir de 2008 e a questão do aumento de endividamento interno no Brasil.
É evidente a preocupação da área econômica quanto aos juros e inflação no mercado interno, além das reduções de exportação e taxas cambiais sobrevalorizadas no comercio internacional
Além disso, é sempre bom lembrar que o endividamento na classe média inspira cuidados e assim nem exportações nem consumo interno podem ser saídas muito eficazes nesse cenário ao término de 2011 e início de 2012.
Tudo indica que os mercados para as MPE's serão ainda mais competitivos, e assim, os planos e estratégias para iniciar uma atividade em 2012 devem ser cuidadosamente pensados!
Talvez neste momento, o melhor que podemos fazer é buscar respostas, de forma assertiva e segura, a algumas questões fundamentais voltadas a minimizar as chances de falhas que comprometam o sucesso de um novo empreendimento.Vamos a elas.
Tenho informações consistentes do mercado e da atividade que pretendo empreender?
Conheço como a economia afeta esta atividade?
Empreender neste momento é uma questão de oportunidade ou necessidade?Como imagino esta empresa nos próximos três anos?
Estou seguro quanto à decisão de explorar uma franquia ou fazer uma "marca própria"?
Tenho uma estratégia definida para fazer lucro nesse empreendimento?Conheço os investimentos financeiros para explorar esta atividade?
Se faltar recurso financeiro, sei como consegui-lo?
Conheço quanto posso ganhar de dinheiro com este investimento?
Conheço os aspectos legais e tributários que regulamentam esta atividade?
Vou empreender sozinho ou realmente preciso de um sócio?
Estou preparado técnica e emocionalmente para "tocar" esse empreendimento?Estou pronto para tirar esta idéia da cabeça e construir planos para o negócio?Cuidados
Deixamos uma série de cuidados a quem desejar empreender neste período:
-Procure sempre alguém para avaliar seus planos
-Cuidado com a questão de estoques; planeje com cuidado
-Atenção aos prazos de pagamento e recebimento
-Cuidado quanto aos gastos e investimentos; pense bem se são imprescindíveis
-Atenção ás palavras de ordem atuais: Qualidade-Produtividade – Inovação
-Esteja sempre presente, mesmo que de forma remota e virtual!

Os 8 Fs do insucesso dos negócios virtuais

Saber o que está fazendo é primordial na hora de montar, por exemplo, uma loja virtual

O negócio virtual é tão ou mais real do que qualquer outro negócio e oferece certos riscos de investimentos. Infelizmente no Brasil, 60% das lojas virtuais fecham antes de completar um ano de vida. Por que isso acontece e como evitar? Conhecendo as respostas, a chance de sucesso aumentará muito. Por isso é importante conhecer os motivos principais que levam a decadência, chamados por mim de os 8F's do insucesso:

1 – Falta de Planejamento: Planejar nunca foi uma atividade muito bem exercida pelo empreendedor brasileiro, talvez seja esse o motivo do SEBRAE apontar um insucesso na casa dos 53% para as micro e pequenas empresas nos 3 primeiros anos de vida. É impossível almejar o sucesso sem o planejamento prévio. A ferramenta mais importante nesse planejamento é o "plano de negócio", o ponta-pé inicial que deve ser dado respondendo as seguintes questões: O que vou vender? Quem vai montar minha loja? Quem é o meu concorrente? Quanto gastarei para iniciar o negócio?

2 – Foco no Mercado: Não tente vender de tudo, deixe isto para as grandes lojas. Lembre-se que a internet é um mercado totalmente diferente de uma loja física e que seu público é infinitamente maior. Procurar se especializar em um segmento específico é o começo. Na internet uma pequena fatia de mercado representa milhões de consumidores, basta ter "foco".

3 – Falta de mão de obra qualificada: Não basta saber navegar na internet, é importante conhecer minimamente o "gerenciamento de e-commerce": marketing digital, ferramentas de otimização, monitoramento de trafego. Estes três itens são básicos e essenciais.

Saber o que está fazendo é primordial na hora de montar o negócio online (Imagem: Thinkstock)

4 – Falha na divulgação: Para dar um pequeno exemplo, imagine uma loja em rua movimentada, cheia de produtos nas prateleiras e com portas fechadas. Uma loja virtual sem divulgação é igual, ninguém consegue ver e portanto ninguém irá comprar. Aqui entra em ação o "planejamento de marketing e divulgação", para otimizar o site nos mecanismos de busca, natural ou patrocinado, apoio em redes sociais, divulgação em outros sites, assessoria de imprensa, etc.

5 - Falta de Planejamento Logístico: Um assunto delicado que acaba rendendo 80% dos desconfortos e demandas jurídicas entre a loja e o consumidor. Sabendo-se deste fato, é bom fazer um planejamento de maneira delicada e detalhada do seu sistema de lojística.

6 - Fraude: A fraude, principalmente na venda com cartões de crédito, poderá acarretar grande prejuízo à loja virtual, levando ao seu fechamento, além de acabarem devendo às operadoras em função de antecipações negativadas em suas contas. Portanto, não é bom arriscar neste campo minado. Utilize portais especializados em pagamentos com sistema antifraude conferindo grande segurança nas transações.

7- Falta de Monitoramento: Muitas lojas acabam fracassando, pois a sua administração não consegue ou não sabe visualizar o que esta ocorrendo em termos de análise de acessos, resultados de campanhas e marketing. Acabam tomando decisões - na maioria das vezes erradas - baseadas em suposições. Sendo assim, a web análise é uma ferramenta importantíssima no mundo virtual, sendo primordial que o web empreendedor se familiarize com o "Google Analytics".

8- Falha no Atendimento: Muito se fala em atendimento - e deveria se falar muito mais - e a sua loja pode ser virtual, mas o seu cliente é real e necessita de atendimento. Seu cliente precisa saber exatamente o que esta acontecendo com o seu pedido de compra, seu site precisa ter um bom canal de comunicação com o cliente e transmitir a este credibilidade.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Skull Belt Buckles